Tudo sobre próteses penianas

próteses penianas

A abordagem do paciente com próteses penianas se tornou uma prática cada vez mais comum. Sendo muito utilizada no tratamento da disfunção erétil aqui em Curitiba, melhorando a função sexual do homem.

Objetivos da intervenção

O principal objetivo da inserção de uma prótese peniana é a restauração da função erétil normal, a fim de permitir a atividade sexual penetrante. Dessa forma, com a introdução de dispositivos infláveis há mais de quatro décadas, o uso da prótese se tornou, rapidamente, a terapia de primeira escolha para a disfunção erétil quando o paciente não apresenta melhoras com o tratamento médico conservador. Atualmente, diante do aprimoramento das técnicas e dos materiais utilizados, o paciente tem apresentado maior satisfação e menores taxas de complicação.

Indicações para esse tratamento

A escolha das próteses penianas ocorre de acordo com o cenário clínico do paciente com disfunção erétil. Dessa forma, é difícil estabelecer quem é mais apto a realizar o procedimento. Além das indicações clínicas, a seleção adequada do paciente é um aspecto importante da cirurgia de PP. Certas características do paciente podem colocar os candidatos em maior risco de pós-operatório.

A decisão operativa de qual peça colocar (maleável, duas peças ou três peças) depende de uma série de fatores, incluindo:

Preferência do paciente;
Experiência do cirurgião;
Tamanho do pênis do paciente; e
Função mental.
Tipos de próteses penianas

Atualmente, existem dois tipos de próteses penianas em uso: maleável (semi-rígida); e prótese inflável.

As próteses maleáveis ​​representam menos de 10% das cirurgias próteses penianas implantadas. Elas incluem duas hastes semi-rígidas colocadas nos corpo cavernoso do pênis e resultam em uma ereção permanente. Por outro lado, os tipos infláveis ​​representam a maioria de próteses penianas implantadas. As próteses infláveis se assemelham à rigidez e facilidade do funcionamento normal peniano.

Assim, dois modelos de próteses infláveis ​​estão disponíveis: um dispositivo de duas peças; e um de três peças.

Esta última consiste na colocação de um cilindro duplo, uma bomba de controle escrotal e um reservatório inserido idealmente no espaço pré-vesical dentro da pelve. Esse reservatório pode, ainda, ser colocado dentro da parede abdominal anterior ou posterior ao músculo abdominal e, assim, facilitar a remoção de uma possível infecção dessa prótese, o que é mais comum em pacientes obesos.

Dispositivos maleáveis requerem menos destreza manual por parte do paciente e podem ser realizados sob anestesia local. Dada a natureza maleável dos dispositivos, eles são menos propensos a mau funcionamento, no entanto, eles são permanentemente firmes e com menor satisfação geral em comparação com dispositivos de três peças.

Qual prótese peniana eu devo escolher?

Cuidados pré e pós cirurgia

A maioria dos implantes penianos feitos em Curitiba são colocados em pacientes com uma etiologia para sua disfunção erétil e não responderam, toleraram ou foram relutantes em considerar opções mais conservadoras. Além disso, a terapia oral, frequentemente, falha em homens com disfunção erétil grave por causa do diabetes mellitus, de doença vascular grave ou após cirurgia pélvica radical.

Ineficácia da prótese peniana

Entretanto, em alguns casos a prótese é ineficaz devido a inadequada ereção, podendo ser decorrente de algum processo infeccioso, deformidade visível da prótese ou dor durante a relação sexual. Nesses casos, os exames de imagem podem ajudar a orientar o médico na melhor decisão para gerir e solucionar de forma correta o caso do paciente.

Acima de tudo, é importante que você mantenha seus exames em dia e ao perceber qualquer alteração relacionada a ereção, procure o atendimento com seu urologia em Curitiba. Dessa forma, ele o ajudará no melhor tratamento desde o início da manifestação de algum sintoma. Não esqueça de fazer um check up anualmente.

 

 

Compartilhe esse post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Categorias
 
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA