UROLOGIA

Veja nossos principais procedimentos

A urologia é a área da medicina dedicada a tratar as doenças do trato urinário. Assim, o urologista atende tanto homens, quanto mulheres, focando a sua atenção nos rins, bexiga, uretra e ureteres. Mas não é só isso.

O médico especialista em urologia também trata as doenças relativas às adrenais ou glândulas suprarrenais. Essas glândulas, localizadas acima dos rins, são responsáveis pela produção dos hormônios cortisol e adrenalina. Além disso, o urologista também cuida do sistema reprodutor masculino, que compreende o pênis, os testículos, a próstata, as vesículas seminais, os ductos deferentes e os epidídimos. Nesse caso, o urologista estuda uma subespecialidade específica, chamada andrologia.

Algumas doenças que o urologista trata tanto em homens quanto em mulheres são:
– Infecções urinárias;
– Cálculos renais (conhecidas como pedras nos rins);
– Distúrbios miccionais.

Por outro lado, em relação ao sistema reprodutor masculino, o médico especialista em urologia trata, entre outros:
– Doenças da Próstata;
– Câncer Urológico;
– Doenças da Bexiga
– Fimose
– Vasectomia

Além do exame clínico, o urologista tem uma série de exames laboratoriais e de imagem à sua disposição para auxiliá-lo no diagnóstico: espermograma, uretrocistoscopia, biópsia vesical e exames de sangue são alguns deles.

As funções do médico Urologista incluem diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente em relação às doenças urológicas e genitais.

Quanto antes se iniciar o tratamento de qualquer doença, maiores são as chances de cura. Priorize a sua saúde!

Cálculo Urinário

Doenças da Próstata

Câncer Urológico

Doenças da Bexiga

Vasectomia