Fimose

A fimose é o estreitamento do prepúcio, a pele que cobre a glande (cabeça) do pênis. Esse estreitamento dificulta ou até impossibilita a exposição da glande.

O problema pode ser primário, quando acontece desde o nascimento ou secundário, quando ocorre em algum momento da vida, em qualquer idade.

Ao nascimento, a maior parte dos meninos tem fimose, que na maioria das vezes desaparece naturalmente e não deve ser rotineiramente tratada antes dos 2 anos de idade, somente em caso de complicações.

Os sintomas mais comuns são inflamações recorrentes, dor e ferimento do prepúcio e da glande do pênis, principalmente após o ato sexual e a masturbação. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar dificuldade para urinar.

Tratamento da Fimose

O tratamento em crianças pode ser feito com cremes, aplicados sobre o prepúcio, cuja finalidade é melhorar a elasticidade da pele, reduzir a inflamação e alargar o orifício do prepúcio, permitindo a fácil exposição da glande. Os casos que não respondem ao tratamento clínico são operados.

 

Em adultos e casos de fimose secundária o tratamento é principalmente cirúrgico. A cirurgia de fimose, chamada de postectomia é realizada com anestesia local com ou sem sedação.
Consiste na remoção de parte do prepúcio, incluindo a área onde existe o estreitamento e reconstrução da pele do pênis, agora mantendo a glande exposta.

 

 

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?