A disfunção erétil é um problema de saúde que afeta muitos homens de idades variadas, principalmente aqueles que têm mais de 60 anos. De acordo com pesquisas realizadas no Brasil, mais de 70% dos homens acima de 70 anos apresentam algum grau de disfunção erétil. Continue a leitura e saiba mais sobre a disfunção erétil em idosos.
Essa condição é caracterizada pela incapacidade de manter uma ereção suficiente para uma relação sexual, e é um problema que pode afetar negativamente a autoestima e a qualidade de vida do indivíduo. Além disso, pode ser um indicativo de outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e diabetes.
A disfunção erétil nos idosos
Em idosos, a disfunção erétil pode ter uma causa multifatorial, incluindo doenças crônicas e o uso de medicamentos. Entre as principais causas, também podemos citar as condições de saúde, como diabetes, doenças cardíacas, hipertensão e obesidade. Além disso, o envelhecimento natural do corpo também pode ser um fator que contribui para o problema.
Os idosos também podem ter uma menor produção de hormônios, como a testosterona, e problemas de circulação sanguínea, o que pode afetar a capacidade de manter uma ereção e, infelizmente, não só a vida sexual, mas também a saúde emocional e psicológica do indivíduo.
Dr. Tiago
Mierzwa
– Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná
– Coordenador dos Serviços de Andrologia do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru
– Membro Professor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia
– Membro da Sociedade Brasileira de Urologia/ American Urological Association/ International Society for Sexual Medicine/ Sociedade LatinoAmericana de Medicina Sexual
– ABEMSS/ Confederación Americana de Urologia/ Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida
Tratamentos para problemas de ereção
A boa notícia é que existem tratamentos disponíveis para a disfunção erétil em homens da terceira idade. O tratamento varia de acordo com a causa do problema e a condição de saúde do indivíduo. Os medicamentos orais são uma opção popular e eficaz para muitos homens e, além disso, ainda existem outras opções de tratamentos, como a terapia de ondas de choque, terapia intracavernosa e terapia de reposição hormonal. A escolha do tratamento dependerá totalmente do diagnóstico médico, das necessidades e condições de saúde do indivíduo.
Disfunção erétil na terceira idade: por que se preocupar?
É importante lembrar que a disfunção erétil pode ser um sinal de alerta para outras condições de saúde. Por isso, é fundamental que os idosos procurem um médico para uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
Além do tratamento médico, os idosos também podem adotar hábitos saudáveis que podem ajudar a prevenir a disfunção erétil, como manter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.
Agende uma consulta com seu médico!
A disfunção erétil em idosos é um problema comum e tratável. Mas, para dar início ao tratamento adequado, é importante buscar ajuda médica para garantir, primeiramente, um diagnóstico preciso.
Lembre-se de que, com a ajuda certa, é possível retomar a vida sexual e melhorar a qualidade de vida em geral.