Casal infértil: Conheça os tipos de tratamentos disponíveis

casal infértil

Quando um casal mantém relações sexuais livres por um período de um ano e não obtém uma gestação, ele já pode ser considerado um casal infértil. Entretanto, não há razões para preocupações excessivas, pois existem tratamentos que podem ajudar na problemática deste casal.

De acordo com o Portal da Urologia, o problema da infertilidade conjugal atinge cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, em 30% dos casos, a infertilidade está relacionada a fatores masculinos.

Qual o primeiro passo que um casal infértil deve dar?

Primeiramente, quando o casal detecta a dificuldade para engravidar, deve procurar o atendimento médico especializado e fazer os exames que o médico solicitar. Não deve existir culpas entre o casal, pois são inúmeras as situações que podem acometer tanto o homem quanto a mulher e ocasionar a infertilidade.

O homem, ao procurar pelo atendimento com o urologista, realizará exame físico e também exames complementares para diagnosticar corretamente as causas da infertilidade. Pois elas podem estar associadas a doenças como varicocele, criptorquidia, orquite, câncer de testículo, infertilidade após tratamento para o câncer de próstata, azoospermia, alterações genéticas e outros fatores.

Por isso, não convêm julgamentos e culpas entre o casal. São inúmeras as causas e afetam a ambos. Quanto antes se identificar a causa da infertilidade, mais rápido se aplicará o tratamento. Além das doenças que têm relação com a infertilidade, há também alguns fatores chamados de “causas evitáveis”. São eles: tabagismo, consumo excessivo de álcool, consumo de drogas e o uso de esteroides anabolizantes.

Tratamentos para a infertilidade

Após a consulta com o urologista e a devida avaliação, encaminha-se o homem ao tratamento específico para a causa da sua infertilidade. Esse tratamento pode ser medicamentoso, cirúrgico ou a Fertilização In Vitro.

O tratamento medicamentoso é a primeira indicação nos casos de infecções no trato genital, disfunções hormonais ou ejaculação retrógrada. Por outro lado, o tratamento cirúrgico é eficaz para tratar varicocele. Além disso, o tratamento cirúrgico é utilizado para reverter vasectomia e, também, para desobstrução dos ductos ejaculatórios.

Além destes tratamentos, o casal infértil pode fazer a opção por inseminação intrauterina ou a fertilização in vitro. A inseminação intrauterina é um procedimento de baixa complexidade. Este tratamento age com a fertilização dentro do corpo da mulher. Assim, ocorre uma estimulação dos ovários e o desenvolvimento dos óvulos é controlado. No laboratório, prepara-se o sêmen para injetá-lo no útero por meio de um cateter especial.

Tanto quanto a inseminação intrauterina, utiliza-se a fertilização in vitro do processo de estimulação dos ovários. A diferença é que, neste tratamento, a paciente vai à clínica para fazer a aspiração dos óvulos e a fertilização ocorre no laboratório. Após 3 ou 5 dias, transferem-se os embriões para o útero da paciente.

Intervenção psicológica para o casal infértil

Lidar com a frustração das tentativas que não tiveram sucesso é um grande desafio. Por isso, apontei que não deve existir culpas ou julgamentos no relacionamento a dois. Para que este tempo de tratamento para a infertilidade seja vivido da melhor forma possível, além do auxílio do urologista, é necessário o auxílio de um profissional de psicologia.

Os casais precisam encontrar profissionais que os ajudem a lidar com as emoções e expectativas desse processo. Pois há aqui um sujeito que sofre e que precisa de apoio. Este espaço de escuta é essencial para que os conflitos existentes sejam sanados, as frustrações relatadas, as inseguranças tiradas e as individualidades sejam respeitadas.

Como andrologista, ressalto a importância deste apoio na saúde mental, pois as fantasias e angústias que os casais inférteis enfrentam podem dificultar a decisão quanto ao melhor tratamento para a infertilidade. Portanto, converse com seu urologista a respeito desses medos. Abra-se à possibilidade de um acompanhamento psicológico durante o tratamento. São pequenas atitudes que farão diferença ao lidar com todo este processo.

Cuidados com a saúde do homem

Acima de tudo, mantenha a saúde em dia. O homem deve prestar atenção às causas evitáveis da infertilidade e adotar práticas que melhorem o seu estilo de vida. Praticar atividades físicas e abandonar o tabagismo são essenciais para o melhor funcionamento do seu organismo como um todo.

Além disso, cuidados com a alimentação e check up anual com o urologista são essenciais para manter a boa saúde do seu corpo. Enfim, aproveite que está por aqui e leia mais sobre a reversão de vasectomia e suas altas taxas de sucesso.

Compartilhe esse post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Categorias
 
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA