Cirurgia de Prótese Peniana Inflável: indicações e benefícios

prótese peniana inflável

A prótese peniana inflável é caracterizada por um dispositivo implantando no penis e bolsa escrotal. Esse modelo permite que o próprio paciente controle o quanto ele deseja que seu pênis fique ereto e por quanto tempo ele quer que ele fique dessa maneira, podendo retornar ao seu estado flácido a qualquer momento.

Dessa forma, esse procedimento possui uma taxa de satisfação altíssima, em torno de 90 a 95% de sucesso tanto com você mesmo, quanto com o parceira (o) sexual. Importante destacar, também, que a prótese inflável é o tipo que mais se assemelha ao natural, sendo imperceptível quando o homem está vestido. Além disso, para ambos os envolvidos, praticamente não há modificação do índice de satisfação.

Outros benefícios encontrados são que os resultados do implante costumam ser imediatos, dependendo apenas do tempo de repouso e treino de uso do paciente. Além disso, as vantagens não são apenas físicas, mas também emocionais e psicológicas, já que os pacientes com disfunção erétil podem evoluir para quadros de ansiedade, baixa autoestima e até depressão.
Algumas pessoas ficam inseguras quanto à prótese. Achei prudente esclarecer essas principais preocupações:

Como ficará minha sensibilidade?

Ela ficará normal, uma vez que essa operação passa longe dos nervos dorsais e do plexo simpático, responsáveis pela sensibilidade e pelo plexo ejaculatório. Assim, o paciente vai sentir e ejacular da mesma maneira, havendo melhora considerável da ereção, ejaculando no seu tempo e ele ainda pode segurar por mais tempo a sua prótese a fim de satisfazer, também, a sua ou o seu parceiro(a);

Função urinária: O canal da urina, a uretra não é modificado, sendo a função não alterada;

Vida normal, sem restrições de exercícios físicos;

A escolha da sua prótese deve ser uma decisão pessoal e com conversas com o seu médico, não precisando haver receio por parte da parceira, uma vez que a principal indicação é que esse pênis não funcionava corretamente.

Principais indicações

Pacientes que falharam com a medicação, com a injeção intracavernosa ou tem aversão a essas aplicações;

Pacientes que operaram a próstata, uma vez que pode ser lesado o nervo que ativa a ereção, tendo uma disfunção mais grave;

Paciente portador da doença de Peyronie e cursa com disfunção erétil.

Considerações importantes

Importante salientar que a implantação da prótese peniana inflável não deve ser avaliada considerando apenas a idade do paciente, uma vez que a presença dessas indicações acima já são resolutivas para o problema. Outro ponto fundamental para se destacar é que o tratamento no tempo correto pode ajudar a preservar o tamanho natural do pênis.

Os pacientes que o realizam após um período mais prolongado, podem ter a redução do pênis, uma vez que ele, se não apresentar ereções, pode apresentar fibrose e atrofia.

Compartilhe esse post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Categorias
 
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA

Dr. Tiago

Mierzwa

– Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná

– Coordenador dos Serviços de Andrologia do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru

– Membro Professor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia

– Membro da Sociedade Brasileira de Urologia/ American Urological Association/ International Society for Sexual Medicine/ Sociedade LatinoAmericana de Medicina Sexual

– ABEMSS/ Confederación Americana de Urologia/ Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida