Vasectomia e Planejamento familiar

vasectomia

A vasectomia é uma técnica de contracepção permanente para aqueles que não desejam mais gerar filhos. Bastante eficaz, é preferida pelos por ser um método seguro e que permite um planejamento familiar a longo prazo.

O procedimento da vasectomia consiste numa pequena incisão na região do escroto, através da qual o cirurgião vai localizar cada um dos 2 tubos deferentes que são responsáveis por transportar o espermatozoide.

Os tubos são cortados e amarrados com aplicação de calor. O fechamento do canal deferente impedirá a presença de espermatozódes no sêmens. O sêmen poderá ser ejaculado normalmente, mas não resultará em gravidez.

É um método muito escolhido por que não afeta a performance sexual do homem, além de ser rápido e com alto percentual de sucesso.

 

Segurança no procedimento

Como citado, a técnica é simples, rápida e indolor. Em cada etapa da cirurgia é necessário o acompanhamento de um profissional qualificado que utilizará seguros contra qualquer tipo de infecção na região.

No procedimento de vasectomia, o urologista irá cortar e amarrar a ponta de cada duto deferente. Esse bloqueio pode ser realizado tanto através de fios ultrafinos, quanto através de calor ou eletricidade. Após isso, o pós operatório tende a seguir tranquilamente com o uso dos remédios prescritos pelos médico.

 

Eficácia e Planejamento Familiar

A vasectomia possui 99% de eficácia. Mas esse resultado não é imediato, por isso é fundamental realizar um planejamento familiar durante três meses. Ou seja. adotar nesse meio tempo outra medida de contracepção. Seja através do uso de preservativos ou evitando as relações sexuais nesse. Pois, nesse período de três meses depois da cirurgia ainda há presença de espermatozoides restantes no sêmen e, portanto, ainda há chances de o casal engravidar.

Passado esse período, o homem deverá fazer uma avaliação com o urologista, que irá pedir um exame de espermograma para confirmar a ausência de espermatozoides no sêmen.

  • Gravidez após os três primeiros meses da vasectomia podem ser causadas por esses motivos:
  • Casal não realizou planejamento familiar e não utilizou outro contraceptivo além da vasectomia;

 

Houve erro durante o procedimento.

Ambas essas situações podem ser evitadas quando se busca um bom profissional para fazer o procedimento, que irá te orientar corretamente no pós-operatório.

É importante ressaltar que supostos impactos no desempenho sexual e libido do homem causados pela vasectomia não existem. Pois, os nervos que são responsáveis pela transmissão dessas sensações permanecem intactos. O procedimento manuseia somente o canal responsável pelo transporte do esperma ao sêmen. O único possível efeito é uma imperceptível alteração na consistência do sêmen produzido.

Por estas razões, a técnica de vasectomia é recomendada para casais que pretendem adotar um planejamento familiar sem afetar sua vida sexual,
de forma eficaz e segura. Caso esse seja o seu caso, consulte um urologista e faça uma avaliação.

Compartilhe esse post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Categorias
 
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA