A eficácia da vasectomia como método contraceptivo permanente

eficácia da vasectomia

Muitos homens, que possuem o desejo de não ter mais filhos, recorrem a esse procedimento. A vasectomia é a cirurgia que torna o homem infértil, e isso de modo permanente, sem haver a necessidade de utilizar pílulas ou outros métodos contraceptivos. Dessa forma, a eficácia da vasectomia se revela de muitos modos.

A cirurgia de vasectomia leva algumas vantagens sobre esses outros métodos de contracepção. Veja alguns exemplos:

Vantagens da vasectomia

Para começar, podemos comparar a vasectomia com a pílula anticoncepcional. O efeito da pílula é transitório. Uma vez interrompido o uso do medicamento, o organismo da mulher, de maneira geral, torna-se novamente capaz de conceber. Digo de maneira geral, pois alguns tipos de medicamentos para esse fim podem deixar marcas na mulher, reduzindo as suas chances de gerar filhos quando assim desejar. Mas esse não é o foco da nossa conversa. Então, comparando com a transitoriedade do efeito da pílula, a eficácia da vasectomia é maior, pois é permanente.

Um segundo método que podemos analisar é o uso de preservativos. Por mais seguros que eles sejam, ainda existe, naquele ato sexual, uma ejaculação potencialmente capaz de resultar em uma gravidez. Além disso, acidentes acontecem. Uma pequena brecha na estrutura do preservativo pode ser suficiente para uma concepção. No entanto, o homem que fez a cirurgia de vasectomia não possui espermatozoides no seu sêmen. Portanto, o líquido ejaculado não tem o potencial de conceber.

Aqui vale a pena abrir um parêntese para explicar algo muito importante: a cirurgia impede que espermatozoides recém-produzidos sejam transportados pelos ductos deferentes até a próstata. Mas não destrói os espermatozoides que já se encontram misturados ao sêmen. Somente depois que esse sêmen for totalmente expelido, é que o homem estará totalmente desprovido de espermatozoides no ejaculado. Só então os parceiros poderão averiguar a eficácia da vasectomia.

A eficácia da vasectomia supera a de outros métodos contraceptivos

Continuando, podemos também comparar a cirurgia de vasectomia com o uso do DIU. Esse dispositivo atua de modo a impedir a motilidade dos espermatozoides. Outros modelos do DIU, além disso, provocam o espessamento do muco normal do colo uterino, dificultando ainda mais o encontro entre o espermatozoide e o ovócito. Entretanto, de modo semelhante ao que ocorre com os preservativos, se o homem tem espermatozoides no seu sêmen, a gravidez ainda pode ocorrer. Sejam as chances grandes ou pequenas, é fato: o dispositivo pode se deslocar, pode falhar de alguma forma, enfim.

Podemos fazer ainda uma última comparação entre a vasectomia e a laqueadura de trompas. Nessa comparação, não podemos dizer que a eficácia da vasectomia supere a da laqueadura. Contudo, podemos afirmar com certeza que se trata de uma cirurgia muito mais simples. Um dos motivos para isso é que os ductos deferentes, que são interrompidos na vasectomia, estão mais próximos à pele do paciente, enquanto as trompas femininas localizam-se mais internamente.

Outras vantagens da vasectomia incluem:

• Procedimento ambulatorial: não demora mais do que 20 minutos e é feita no consultório médico, sem a necessidade de internação hospitalar;

• Menos complicações: só o fato de dispensar a internação já contribui enormemente para a segurança e o bem-estar do paciente;

• Baixo custo.

Se você ficou com alguma dúvida, marque uma consulta.

Categorias
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?