Torção de testículo: uma emergência urológica. Saiba mais!

A torção dos testículos é uma das emergências urológicas mais comuns. Acontece mais com neonatos e meninos do que em adultos. Embora ocorra em qualquer idade.

Como ocorre?

A torção testicular resulta da fixação inadequada do testículo com a pele do paciente, na região vaginal masculina. Se a fixação estiver ausente, o testículo pode torcer, potencialmente produzindo isquemia devido à redução do fluxo sanguíneo e obstrução do fluxo venoso. Essa condição, ainda, pode ocorrer após um evento estimulante (por exemplo, trauma, atividade física vigorosa) ou espontaneamente.

Quando se preocupar?

Em geral, acredita-se que o testículo sofre danos irreversíveis após oito horas de falta de suprimento sanguíneo por torção testicular, podendo ocorrer até infertilidade.

Quadro clínico

As características clínicas da torção testicular incluem o início agudo de dor testicular moderada a severa com sensibilidade profunda, além de inchaço na região. Os sintomas geralmente ocorrem várias horas após uma atividade física vigorosa ou um pequeno trauma nos testículos. Os pacientes podem apresentar inicialmente dor abdominal inferior, náuseas e vômitos sem que a dor seja propriamente na região escrotal. Dessa forma, todos os pacientes com esses sintomas devem ser submetidos a um exame escrotal completo.

O achado clássico é um testículo assimetricamente alto. O inchaço e a vermelhidão podem surgir de 12 a 24 horas após o início dos sintomas. Frequentemente, é possível distorcer um testículo durante o exame, girando suavemente para longe da linha média. O alívio da dor com distorção indica provável torção testicular.

Diagnóstico

Pacientes com suspeita clínica de torção testicular devem ser encaminhados imediatamente a um urologista ou uma emergência para avaliação. Assim, o exame de ultrassom será solicitado.

Ultrassom: muitos casos de torção testicular não requerem imagens para confirmar o diagnóstico se a história e o exame físico forem compatíveis. No entanto, em casos duvidosos, a ultrassonografia Doppler colorida deve ser obtida com urgência. Dessa forma, é possível observar se há fluxo sanguíneo passando normalmente pela região suspeita, ou não.

Tratamento

O tratamento da suspeita de torção testicular é o encaminhamento para a cirurgia exploradora. O atraso na distorção de algumas horas pode levar a taxas progressivamente mais altas de inviabilidade testicular. Caso a intervenção cirúrgica não seja possível de maneira imediata, a distorção manual será realizada.

●Cirurgia: a região será fixada novamente na pele.

●Distorção manual: se a cirurgia não estiver disponível dentro de duas horas, uma tentativa de distorcer o testículo manualmente é garantida.

●Geralmente o testículo gira durante a torção. Mas, ele pode ser distorcido girando-o para fora em direção à coxa. No entanto, esse procedimento deve ser realizado apenas por médicos.

Quando esse procedimento ocorre bem, o paciente apresenta:

●Alívio da dor;
●Conversão da posição transversal do testículo em uma orientação longitudinal;
●Posição inferior do testículo no escroto;
●Retorno das pulsações arteriais normais no ultrassom Doppler colorido.

Compartilhe esse post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Categorias
 
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA