Os testículos são órgãos do sistema reprodutor masculino e possuem funções bastante importantes para a manutenção da saúde reprodutiva do homem. Eles possuem duas principais funções que são produção da testosterona, o hormônio masculino responsável pela manutenção da massa muscular, força, libido, ereção, pelos no corpo, entre outras funções. Além disso, ele também tem um papel fundamental na reprodução: a produção dos espermatozoides, células masculinas responsáveis por fecundar o óvulo feminino.
Esses órgãos podem ser alvo de inúmeras doenças, sendo, assim, muito importante conversarmos sobre essas condições para que você saiba identificá-las e buscar atendimento médico o mais precoce possível. Conheça as principais doenças testiculares conhecidas:
Torção testicular
Importante destacarmos que a torção testicular é uma emergência urológica mais comum em neonatos e meninos pós-púberes do que em adultos, embora possa ocorrer em qualquer idade. O principal sintoma dessa condição é a dor, mais conhecida por dor escrotal aguda. De acordo com estudos, a prevalência de torção testicular em pacientes adultos hospitalizados com essa queixa é de 25 a 50%.
A torção testicular pode ocorrer após um evento estimulante (por exemplo, trauma, atividade física vigorosa) ou espontaneamente. Os sintomas geralmente ocorrem várias horas após uma atividade física vigorosa ou um pequeno trauma nos testículos. Náuseas e vômitos, bem como dor abdominal inferior difusa, podem estar associados. Uma das principais consequências dessa condição é a isquemia de vasos. Após 8 horas de torção, essa isquemia pode ser irreversível, podendo levar à necessidade de remoção do testículo. Por isso, é fundamental, na presença desse quadro, buscar uma urgência médica;
Varicocele
Essa condição é conhecida como um grupo de veias inchadas dentro do escroto, essa região, por sua vez, é um saco de pele que reveste os testículos. A varicocele pode acontecer em qualquer idade. Essa manifestação costuma ser assintomática, no entanto, em casos mais avançados, os principais sintomas podem incluir:
Dor: Pode doer ao se levantar e se sentir melhor ao se deitar;
Sensação de que um testículo é mais pesado que o outro;
Inchaço na região testicular;
Testículos que parecem diferentes em tamanho.
Às vezes, uma varicocele pode causar problemas de fertilidade. Se isso acontecer, você pode ter problemas para engravidar uma parceira. Essa condição pode ser reparada cirurgicamente;
Criptorquidia
O criptorquidismo continua sendo uma das principais causas de infertilidade masculina e pode estar associado a tumores de células germinativas. Pouco antes do nascimento, os testículos descem para o escroto. Se isso não acontecer, os médicos chamam o problema de testículos que não desceram ou criptorquidia. Isso pode acontecer com um ou ambos os testículos. Na maioria dos casos, nenhum tratamento é necessário porque os testículos descem para o escroto alguns meses após o nascimento. Se isso não acontecer, o tratamento geralmente envolve cirurgia para mover o testículo ou testículos para o escroto.
A cirurgia pode ser feita o mais rápido possível após a criança completar 4 meses. Devendo ser feito antes dos 2 anos de idade. A importância de tratar essa condição e manter um rastreio desse paciente mesmo após o tratamento é porque ele possui maior incidência para desenvolver câncer de testículos e infertilidade.
Câncer testicular
Esse câncer costuma acometer 5% do total de casos de câncer em homens no Brasil, podendo ser altas chances de cura se detectado precocemente. Além disso, essa condição costuma ser a mais comum que acomete homens jovens. Para a maioria dos homens, o primeiro sintoma do câncer testicular é um nódulo ou inchaço indolor no escroto. Alguns homens também sentem uma dor contínua, imprecisa e de baixa intensidade ou uma sensação de peso na barriga, ou ao redor do ânus ou escroto.
A dor é o primeiro sintoma em aproximadamente 10% dos homens. O tratamento pode consistir na remoção do testículo acometido e a necessidade de uma terapêutica adicional depende do tipo de câncer, do estágio do câncer e do prognóstico.
Orquite
A orquite é conhecida como uma infecção dos testículos. Importante salientar que essa condição pode ser aguda ou crônica, sendo esta a principal causa de infertilidade em homens adultos. A causa dessa doença pode ser infecciosa a partir da contaminação por bactérias, vírus, parasitas, espiroquetas, traumas e, ainda, por causas desconhecidas. No entanto, um dos principais fatores desencadeadores é o vírus da caxumba.
Lembrando: as pessoas devem vacinarem-se contra esse agente infectante. Pois, de acordo com estudos, um em cada cinco homens que tenham caxumba, desenvolvem alguma forma de orquite que pode vir a ser causadora de impotência no futuro. Os principais sintomas são inchaço, dor em um ou nos dois testículos, sensação de peso no escroto, ejaculação de sangue, sangue na urina, febre e mal estar, por exemplo.
Epididimite
Esse é o termo que os médicos usam quando o epidídimo fica inflamado, essa região é uma pequena estrutura que fica no topo do testículo, armazenando esperma e os move ao longo do trato reprodutor masculino. Assim, diferentes infecções e condições podem causar epididimite. Em adolescentes e homens com vida sexual ativa, a principal causa é por clamídia ou gonorreia, agentes sexualmente transmissíveis. Essa doença causa dor nos testículos ou no escroto. Além disso, a epididimite também pode causar:
Inchaço do escroto ou testículos;
Vermelhidão escrotal; e
Febre.
Importante ressaltar que a epididimite pode vir acompanhando a orquite.
Microlitíase testicular
A microlitíase testicular é uma condição relativamente rara detectada incidentalmente durante o exame de ultrassom do escroto. Essa manifestação é caracterizada pela presença de microcalcificações presentes no interior dos túbulos seminíferos. Esta estrutura é, justamente, onde se produzem os espermatozoides no interior dos testículos. Não há sintomas aparentes, no entanto essa condição pode ser a causa de subfertilidade e de representar uma maior chance de ocorrência de tumores testiculares.
Portanto, caso você apresente algum sintoma dessas doenças testiculares citadas acima, busque ajuda médica. Além disso, não esqueça de marcar seu check up, converse com seu urologista e saiba mais.