O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata ocorre quando as células normais da próstata se transformam em células anormais e crescem fora de controle. A próstata produz um fluido que faz parte do sêmen. Essa glândula fica abaixo da bexiga e na frente do reto nos homens, e forma um anel ao redor da uretra, o tubo que leva a urina para fora do corpo.
Essa condição ocorre mais frequentemente em homens acima dos 50 anos e está entre os cânceres mais comuns em homens em todo o mundo, com uma estimativa de 1.600.000 casos e 366.000 mortes anualmente.
Sintomas do câncer de próstata
O câncer de próstata geralmente não causa sintomas no início. Mas se ocorrerem sintomas, eles podem incluir:
●Necessidade de urinar com mais frequência do que o normal
●Um jato de urina mais lento do que o normal
Outros sintomas da doença metastática podem incluir urina com sangue, incapacidade de urinar, incontinência, disfunção erétil, perda de peso, fraqueza ou dor devido à compressão da medula espinhal, dor devido a fraturas patológicas, fadiga causada por anemia ou sintomas associados à insuficiência renal crônica.
Rastreio do câncer de próstata
O rastreamento do câncer de próstata é uma maneira pela qual os médicos examinam a próstata em busca de sinais de câncer. O principal teste usado para detectar o câncer de próstata é um exame de sangue chamado teste de PSA. Algumas pessoas também realizam um exame denominado toque retal.
O que é um teste PSA?
PSA significa “antígeno específico da próstata”. Ela é uma proteína produzida pela próstata. Os níveis dessa substância, geralmente, aumentam quando uma pessoa tem essa condição. A proteína também sobe por motivos que não envolvem câncer. Por exemplo, os níveis de PSA aumentam quando um homem:
●Tem uma condição chamada hiperplasia benigna da próstata;
●Tem uma infecção da próstata, também chamada de prostatite;
●Dor na próstata, por exemplo, ao andar de bicicleta.
E se meu nível de PSA for muito alto?
Se o seu nível de PSA estiver alto, tente não entrar em pânico. É possível que ele esteja alto por motivos não relacionados ao câncer. Se o seu nível de PSA for apenas um pouco alto, geralmente, a próxima etapa é repetir o exame. Por 2 dias antes do segundo teste, evite ejacular e andar de bicicleta. Se o seu médico achar que você tem uma infecção na próstata, talvez você precise tomar antibióticos por um tempo antes de repetir o teste.
Se o seu PSA ainda estiver alto no segundo teste, ou se estiver muito alto na primeira vez, você provavelmente precisará de mais testes. Isso pode incluir uma biópsia ou outro teste. A biópsia significa que o médico inserirá uma agulha na próstata para colher pequenas amostras de tecido. Essas amostras irão então para o laboratório para verificação de câncer.
Se descobrir que você tem câncer, lembre-se de que essa condição, geralmente, não é mortal, uma vez que ela cresce lentamente. Existem tratamentos que podem curar o câncer de próstata. Você também pode optar por adiar o tratamento e esperar para ver se o câncer mostra sinais de progressão.
Quem deve ser examinado para câncer de próstata?
O rastreamento do câncer de próstata é feito em pessoas que não apresentam sintomas da doença. Na maioria dos casos, esse rastreio deve começar por volta dos 50 anos de idade. Se você tiver algum fator de risco para câncer de próstata (raça negra ou história familiar), pode querer começar o rastreamento entre os 40 e 45 anos ou quando há certas mutações genéticas, como “BRCA1” ou “BRCA2”.
Com que frequência devo ser rastreado para câncer de próstata?
Os especialistas recomendam repetir o rastreio anualmentes. É recomendado interromper a triagem quando a expectativa de vida for menor que 15 anos. Nesses casos, os benefícios da triagem não compensam os possíveis danos.