Curvatura congênita: quando a curvatura peniana se torna um problema?

curvatura congênita

A curvatura peniana congênita é um distúrbio que consiste em uma tortuosidade no pênis, que pode ocorrer em qualquer direção (para os lados, para cima ou para baixo) ou mesmo para mais de uma direção. Congênito se refere a algo que vem desde o nascimento do indivíduo ou antes dele. Portanto, pacientes com curvatura congênita já nasceram assim, trazem essa carga genética. Entretanto, é natural que a pessoa perceba esse problema apenas a partir da puberdade, quando as ereções começam a ocorrer com mais frequência e há um maior desenvolvimento do pênis.

Geralmente, quem procura o médico urologista para tratar de casos como esses são homens com idade entre 18 e 30 anos. Apesar de muitos confundirem a curvatura congênita com a Doença de Peyronie, são problemas diferentes. Na verdade, a curvatura congênita não apresenta placas fibróticas no pênis. A tortuosidade ocorre porque um lado do pênis é menos elástico ou menor do que o outro.

Outro ponto importante sobre essa condição é que os pacientes não costumam ter problemas de ereção.

Sequelas da curvatura peniana congênita

Temos de considerar também os efeitos que esse problema causa no paciente. Veja alguns deles:

  • Dificuldades e dores na penetração: tanto no paciente quanto na parceira;
  • Sensibilidade da glande aumentada, o que pode levar o paciente a um quadro de ejaculação precoce;
  • Uma curvatura em grau mais acentuado pode tornar impossível a relação sexual;
  • Alguns pacientes relatam que o pênis escapa com facilidade. Além disso, alguns pacientes ficam restritos a poucas posições e movimentos curtos;
  • A anormalidade na estética do pênis prejudica o homem psicologicamente, gerando medo e vergonha;
  • Alguns casos evoluem para disfunção erétil, associada ao estresse, à ansiedade e à perda da autoconfiança.

Diagnóstico precoce

Se a curvatura não atrapalha a vida sexual do homem, ele pode conviver bem com ela. No entanto, se é um problema que tende a se agravar, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor.

Uma das grandes vantagens de se chegar o quanto antes a um diagnóstico assertivo é preparar o jovem para uma futura cirurgia de correção.

Tratamento

A curvatura congênita tem tratamento. Sendo assim, quando o quadro do paciente evolui para uma tortuosidade mais acentuada, a ponto de prejudicar a sua vida sexual, é recomendável uma intervenção cirúrgica para correção. O principal tratamento disponível para esse problema é a plicatura peniana. Ela consiste em pequenas pontos no lado contrario a curva, com retificação da haste peniana.

Portanto, se você está tendo problemas sexuais em decorrência da curvatura congênita, ou se deseja se informar melhor para evitar problemas futuros, ou mesmo apenas verificar se seu caso é normal, marque uma consulta com o seu urologista.

Compartilhe esse post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Categorias
 
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA

Dr. Tiago

Mierzwa

– Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná

– Coordenador dos Serviços de Andrologia do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru

– Membro Professor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia

– Membro da Sociedade Brasileira de Urologia/ American Urological Association/ International Society for Sexual Medicine/ Sociedade LatinoAmericana de Medicina Sexual

– ABEMSS/ Confederación Americana de Urologia/ Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida