A cirurgia robótica no tratamento do câncer de próstata

câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum em homens, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Importante lembrarmos que esse tipo de condição pode ser localizado, ou seja, apenas na próstata ou disseminado. Com acometimento para além deste órgão, podendo atingir linfonodos e, em seguida, ossos e, com menos frequência, o fígado e outros órgãos.

A opção de ressecção cirúrgica pode ser mais eficaz quando a doença é localizada, uma vez que é um passo para a remissão do câncer. Então, o enfoque de hoje será esse. Para essa intervenção, chamada de prostatectomia radical, pode-se utilizar a cirurgia robótica, a qual fornece inúmeros benefícios ao paciente ao invés de uma abordagem via laparoscopia ou do tipo cirurgia aberta.

Benefícios da cirurgia robótica para tratamento do câncer de próstata

Primeiramente, é importante esclarecer que, diante de estudos, tanto a abordagem, laparoscópica ou robótica oferecem benefícios bastante parecidos entre si em termos de resultados funcionais e oncológicos. O que irá pesar na decisão e escolha são as consequência intra e pós operatórias. No entanto, a cirurgia assistida por robô pode facilitar a identificação da preservação do nervo, o que leva a uma recuperação precoce da potência em casos de câncer de próstata de baixo risco.

Além disso, cirurgiões robóticos podem escolher um plano de dissecção mais próximo da próstata que poderia resultar em margem cirúrgica para a cápsula desses órgãos em tumores de baixo risco.

Vantagens da cirurgia robótica

Menor tempo operatório: Pelo fato da cirurgia robótica oferecer melhor precisão há menor chance de “erros”. Assim, com o tempo reduzido há menor exposição do corpo ao ambiente. Consequentemente, menor risco de infecção;
Internação hospitalar com tempo reduzido, já que, geralmente, não há ou ocorrem poucas intercorrências durante o procedimento;
Menor taxa de complicações;
Pouca perda de sangue.
Complicações esperadas da prostatectomia radical

Impotência: A maioria dos homens experimenta pelo menos disfunção erétil temporária, mesmo após procedimentos de preservação dos nervos. Vários fatores influênciam na recuperação da função erétil: idade, funcionamento sexual pré-tratamento e tipo de cirurgia (preservação dos nervos versus não preservação dos nervos);

Incontinência urinária: danos ao esfíncter urinário podem causar incontinência urinária após prostatectomia radical. Assim, a maioria dos homens apresenta algum grau de incontinência urinária após a prostatectomia radical, particularmente a incontinência de estresse. Homens mais velhos apresentam taxas mais altas de incontinência urinária permanente após a prostatectomia em comparação com homens mais jovens;

Estenoses uretrais – as estenoses uretrais após a prostatectomia radical podem ocorrer por contratura do colo da bexiga ou estreitamento da uretra em locais mais distais. A estenose uretral pode se manifestar por sintomas de diminuição do fluxo urinário, retenção urinária ou incontinência por transbordamento.

Hérnias – A incidência de hérnias inguinais parece aumentar após a prostatectomia radical retropúbica. Isso acontece devido tanto à detecção de hérnias preexistentes que não foram diagnosticadas no pré-operatório. Da mesma forma, quando detectadas alterações da anatomia inguinal durante a cirurgia.

Sintomas de hiperplasia prostática benigna: Homens que se submetem à prostatectomia radical para câncer de próstata localizado frequentemente apresentam sintomas de pré-tratamento do trato urinário inferior. Estes ocorrem devido a hiperplasia benigna da próstata e não a tumor. Essa intervenção pode reverter parcialmente ou prevenir a progressão de tais sintomas.

Devido à precisão da técnica, a cirurgia robótica garante redução nas complicações na prostatectomia radical. Muitas vezes, nem chegam a acontecer.

Portanto, converse melhor com o seu médico urologista para saber mais sobre a cirurgia robótica. Dessa maneira, ele te ajudará a sanar todas as suas dúvidas.

Categorias
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?