O câncer de próstata é uma das doenças que mais afeta os homens, principalmente a partir dos 50 anos. A campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença. Adotar medidas preventivas é essencial para reduzir os riscos e aumentar as chances de cura. Por isso, neste texto, vamos falar sobre como prevenir o câncer de próstata e a importância de participar do Novembro Azul.
Novembro azul: é possível prevenir o câncer de próstata?
O fato é que não há uma forma concreta de prevenir o câncer de próstata, mas através de exames regulares é possível reduzir riscos. Homens acima de 50 anos devem realizar o exame de toque retal e o exame de sangue para medir o PSA (antígeno prostático específico). Para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata, os exames devem começar aos 45 anos. Isso porque esses testes permitem a detecção precoce, o que é indispensável para um tratamento mais eficaz e com menos complicações.
A detecção precoce aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento. Embora existam alguns mitos em torno dos exames, é importantíssimo lembrar que eles são rápidos, simples e fundamentais para a saúde masculina. Além disso, o Novembro Azul reforça a necessidade de derrubar tabus e promover o cuidado preventivo, incentivando os homens a cuidarem melhor de sua saúde.
Dr. Tiago
Mierzwa
– Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná
– Coordenador dos Serviços de Andrologia do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru
– Membro Professor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia
– Membro da Sociedade Brasileira de Urologia/ American Urological Association/ International Society for Sexual Medicine/ Sociedade LatinoAmericana de Medicina Sexual
– ABEMSS/ Confederación Americana de Urologia/ Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida
Alimentação saudável e atividade física no Novembro Azul
Outro fator relevante para a prevenção do câncer de próstata é a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada. A dieta deve ser rica em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis, como aquelas encontradas no azeite de oliva e peixes. Ademais, alimentos ricos em antioxidantes, como o tomate e a couve, também ajudam a proteger as células contra o desenvolvimento de tumores.
Aliada a uma boa alimentação, a prática regular de atividade física é indispensável para manter o corpo em equilíbrio e fortalecer o sistema imunológico. Sendo assim, exercícios moderados, como caminhadas, natação ou musculação, contribuem para a manutenção do peso corporal adequado e a redução de inflamações no organismo, fatores que podem ajudar a diminuir os riscos de desenvolver câncer de próstata.
Redução de hábitos nocivos
Para ajudar a diminuir os riscos do câncer de próstata, é essencial também abandonar hábitos prejudiciais à saúde. O consumo excessivo de álcool e o tabagismo, por exemplo, são fatores que aumentam o risco de diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de próstata. Recomenda-se moderar o consumo de álcool, e abandonar o cigarro deve ser uma prioridade para qualquer pessoa que deseja preservar sua saúde a longo prazo.
Outros hábitos importantes para a prevenção incluem a hidratação adequada e o controle do estresse. Manter-se hidratado ajuda a eliminar toxinas do organismo, enquanto o controle do estresse auxilia na regulação hormonal e evita desequilíbrios que podem favorecer o aparecimento de doenças. Cuidar do bem-estar mental também faz parte da prevenção, e o Novembro Azul reforça esse cuidado como parte integral da saúde masculina.
Veja também o infográfico que preparamos para você.
Participação no Novembro Azul
Participar ativamente do Novembro Azul é um passo importante para aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde masculina em geral. Além de incentivar a realização de exames preventivos, essa campanha promove o diálogo aberto sobre o tema e ajuda a derrubar preconceitos que ainda cercam os cuidados com a saúde dos homens.
Para fazer parte da campanha, você pode se envolver de diversas maneiras: divulgar informações nas redes sociais, participar de eventos voltados à conscientização e incentivar os homens da sua família e amigos a realizarem os exames preventivos. Quanto mais pessoas falarem sobre o assunto, maior será o impacto positivo na sociedade, diminuindo os índices de mortalidade causados pelo câncer de próstata.
Portanto, embora não seja possível prevenir completamente o câncer de próstata, o Novembro Azul vem nos lembrar que a conscientização, a adoção de hábitos saudáveis e exames regulares ajudam muito. O Novembro Azul é uma oportunidade única de disseminar informações valiosas e ajudar a salvar vidas. Então, não deixe de participar dessa campanha e incentivar outros homens a fazer o mesmo. O cuidado com a saúde é um compromisso indispensável que pode garantir muitos anos de vida com qualidade. Fale com um especialista do Instituto de Andrologia Curitiba – Dr. Tiago Mierzwa e tire suas dúvidas.