A motilidade espermática é a capacidade dos espermatozoides se movimentarem de forma adequada, possibilitando a fertilização do óvulo. Essa característica é um fator importantíssimo para a fertilidade masculina e pode ser um dos principais motivos da infertilidade em homens. Por isso, realizamos a avaliação da motilidade espermática por meio do espermograma, que é um exame que mede a quantidade, qualidade e o movimento dos espermatozoides.
Divisão da motilidade espermática
A motilidade espermática é dividida em três tipos: progressiva, não progressiva e imóvel. A motilidade progressiva é aquela em que os espermatozoides se movimentam em linha reta, enquanto a não progressiva é caracterizada por movimentos irregulares. Já a imóvel é aquela em que não há movimentação dos espermatozoides.
Desse modo, para avaliar a qualidade da motilidade espermática, utilizamos critérios como a porcentagem de espermatozoides com motilidade progressiva e a velocidade dos espermatozoides. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a motilidade progressiva deve ser superior a 32% e a velocidade dos espermatozoides deve ser de pelo menos 40 mícrons por segundo.
Diversos fatores de risco pode causar a baixa motilidade, como alterações hormonais, varicocele, infecções, doenças genéticas e estresse. O tratamento para a baixa motilidade espermática varia de acordo com a causa. Sendo assim, ele pode incluir mudanças no estilo de vida, suplementação nutricional, medicamentos e técnicas de reprodução assistida.
A importância do espermograma
O espermograma é um exame fundamental para avaliar a saúde do sêmen, incluindo a motilidade espermática. Por meio desse exame, é possível avaliar o número, a morfologia e a movimentação dos espermatozoides. Com isso, é possível identificar se a motilidade espermática está dentro dos padrões normais, o que pode indicar a presença de alguma condição que esteja afetando a fertilidade masculina. Por essa razão, o espermograma é um exame fundamental para homens que estão tentando ter filhos, especialmente aqueles que já tentaram engravidar sua parceira sem sucesso.
Além disso, consultar um urologista especializado é fundamental para homens que apresentam problemas de infertilidade. O urologista é o médico especialista que cuida do sistema urinário e reprodutor masculino. Ele possui conhecimento específico sobre as condições que afetam a fertilidade masculina. Além de realizar exames específicos, o urologista também é capaz de avaliar o histórico clínico e familiar do paciente para determinar a melhor abordagem de tratamento para cada caso. Portanto, se você tem problemas de fertilidade, é importante buscar a orientação e o tratamento de um urologista especializado.