Como a microcirurgia de varicocele é feita?

Microcirurgia com doppler

Varicocele é o termo que designa a condição na qual há a dilatação das veias que drenam o sangue testicular. Essa dilatação resulta no surgimento de varizes no escroto e pode causar danos aos testículos, comprometendo a produção de espermatozoides.

À varicocele é atribuída a principal causa de infertilidade masculina, pois a dilatação anormal das veias pode provocar o acúmulo de sangue na região e fazer com que a temperatura testicular aumente, acumulando toxinas e radicais livres, causando, por fim, a infertilidade masculina.

Felizmente, essa é uma condição tratável e há formas de corrigi-la cirurgicamente, como com a microcirurgia de varicocele. Mas não são todos os casos de varicocele que necessitam de correção. Muitas vezes a doença é assintomática. Portanto, a cirurgia é indicada, principalmente, em casos de doença clinicamente significativa associada a alterações seminais.

Apesar da varicocele tender a causar danos progressivos com o passar dos anos, a cirurgia impede que a doença continue evoluindo e também reverte parte dos prejuízos provocados por ela, portanto é um tratamento bastante vantajoso para o paciente.

Porém, há certo nível de dificuldade no procedimento devido à anatomia do cordão espermático. Em seu interior, encontram-se várias estruturas como artérias, veias, nervos, ducto deferente e vasos linfáticos.

Por isso, levando em consideração o pequeno tamanho e a complexidade das estruturas que compõem o cordão, a cirurgia a “olho nu” é desencorajada, pois apresenta maiores complicações e menor taxa de sucesso. Além disso, há maior prevalência de recidivas.

A cirurgia padrão ouro, com melhores resultados, é a de correção de varicocele com uso de microscópio e de doppler microcirúrgico.

Conheça as características da microcirurgia de varicocele.

Como essa microcirurgia é feita?

O médico urologista realiza esse procedimento com o paciente sob efeito de anestesia geral ou raquidiana. Tem duração de cerca de uma hora, com internação de 12 horas. Na microcirurgia, é feita uma pequena incisão na região subinguinal da virilha para acessar o cordão espermático e os testículos.

Com o auxílio do microscópio e do doppler transoperatório, são identificadas as veias dilatadas e as artérias e, posteriormente, são ligadas todas as veias doentes e preservadas as artérias. O objetivo da microcirurgia de varicocele é a obstrução completa da região afetada através do ligamento das veias doentes, sem comprometer as artérias, nervos e vasos linfáticos.
No procedimento, o urologista utiliza o Microdoppler Intraoperatório, um instrumento que permite a identificação da artéria testicular, diminuindo o risco de lesão arterial. Nessa cirurgia também são necessários instrumentos especiais e delicados.

A partir dessa correção cirúrgica, há uma melhora dos parâmetros do sêmen em mais de 80% dos pacientes. A melhora costuma surgir após três a seis meses do procedimento. O urologista solicita, posteriormente, um espermograma para avaliar o resultado.

A técnica subinguinal permite que seu pós-operatório seja mais fácil. O risco de complicações também é menor quando o microscópio e o doppler são utilizados. E as taxas de sucesso da cirurgia são maiores.

Contudo, por se tratar de um procedimento delicado, a microcirurgia de varicocele exige a atuação e supervisão de um profissional qualificado, com especialização em microcirurgias. Isso potencializa o sucesso da operação e impacta diretamente na diminuição dos riscos de complicações.

Pós-operatório

O paciente costuma ter alta no mesmo dia da cirurgia, mas deve tomar os cuidados indicados pelo médico, como evitar fazer atividades que requerem esforço durante o primeiro mês após o procedimento, bem como realizar a troca de curativos e usar medicações para dor de acordo com a orientação médica.

O urologista faz uma avaliação durante a revisão da microcirurgia de varicocele para indicar ao paciente quando ele deve retornar ao trabalho. Lembrando que isso irá depender do ramo de atuação do paciente.

Compartilhe esse post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Categorias
 
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA

Dr. Tiago

Mierzwa

– Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná

– Coordenador dos Serviços de Andrologia do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru

– Membro Professor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia

– Membro da Sociedade Brasileira de Urologia/ American Urological Association/ International Society for Sexual Medicine/ Sociedade LatinoAmericana de Medicina Sexual

– ABEMSS/ Confederación Americana de Urologia/ Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida