E agora doutor, meu pênis está curvo, tem tratamento?

pênis curvo

O pênis normal, quando está ereto, possui uma leve curvatura que facilita a penetração. Entretanto, se essa curvatura é mais acentuada, o paciente deve se preocupar, pois pode indicar a Doença de Peyronie.

Curvaturas superiores a 30º já indicam que algo está errado. Além disso, preste atenção aos sinais como desconforto ou dores durante a ereção, dificuldades na penetração, dor no pênis após o ato sexual e o aumento da curvatura conforme o tempo passa.

Ao identificar algum destes sintomas, procure o atendimento com o urologista, pois eles são indicativos da doença de peyronie. Ela se caracteriza pelo desenvolvimento de fibrose, pequenas placas no interior do pênis, aumentando assim a curvatura do pênis.

Outros sintomas do pênis curvo

Além da identificação da curvatura a olho nu, o paciente pode apresentar nódulos ou caroços no pênis, e, também, diminuição ou afinamento do órgão. Mas fique tranquilo! Existe tratamento para a curvatura peniana.

Formas de tratamento

De acordo com o estágio da doença, o urologista indicará o tipo de tratamento para o pênis curvo. Ele pode ser clínico, cirúrgico ou através de implante de próteses. O tratamento clínico é o mais indicado para a fase inicial da doença. Ele inclui a utilização de medicamentos via oral, pomadas, gel e até injeções. O objetivo deste tratamento é destruir as placas de fibrose e diminuir as inflamações na região. Dessa forma, ocorre o aumento da circulação sanguínea no pênis, isso tenta impedir a evolução da curvatura.

No tratamento cirúrgico, são utilizadas técnicas para corrigir a curvatura. Esse tipo de tratamento é indicado nas fases avançadas da doença de peyronie. Além disso, há também o implante de próteses penianas como forma de tratamento para o pênis curvo. Este implante corrige a curvatura, permitindo ao paciente uma vida sexual satisfatória.

Cuidados que vão além do físico

Como médico, o meu compromisso é com a saúde integral dos meus pacientes. Muitos chegam ao consultório com as seguintes afirmações: “Doutor, parece que meu pênis encurtou”, “Doutor, estou sentindo dor durante a ereção”, “Doutor, achei um nódulo no meu pênis e percebi que ele entortou”. Além dos exames clínicos que são necessários, minha preocupação também se estende ao quanto isso está prejudicando psicologicamente os pacientes.

A doença de peyronie, ou pênis curvo, pode afetar o homem na sua autoestima, na sua auto imagem, autoconfiança e na sua qualidade de vida. Muitos ficam com medo de que não exista uma forma de tratamento e, quando buscam ajuda especializada, a doença já está agravada. Por isso, é importante que o homem observe regularmente o seu órgão sexual e, ao menor sinal de alterações, procure o atendimento com o urologista.

A desinformação e a vergonha não devem impedir você de ter qualidade na sua vida sexual. Não deixe que o pênis curvo interfira em seu relacionamento! Busque ajuda!

Fases da doença de peyronie

Fase inicial ou inflamatória: nessa fase, a curvatura está em progresso e pode estar ou não associada a dor durante a ereção. Da mesma forma, o paciente pode ou não sentir os nódulos na pele. Nessa etapa o tratamento é feito com medicamentos, como já mencionei acima. Algumas vitaminas e antioxidantes também podem ser prescritos para tentar reduzir a progressão e diminuir a curvatura.

Fase avançada ou crônica: essa etapa caracteriza-se pela presença de fibrose e cicatrização. A curvatura já é estável e está definida. Nessa fase, os tratamentos indicados são as intervenções cirúrgicas ou o implante de próteses penianas.

Para identificar a fase em que o paciente se encontra, o médico urologista avalia clinicamente o paciente e o exame de doppler peniano com fármaco ou teste de ereção são indicados. Quer saber mais sobre essa condição? Marque uma consulta ou converse com seu urologista de confiança.

Além disso, aproveite que está por aqui e conheça os outros conteúdos de urologia que criei especialmente para você. Saiba mais sobre a varicocele e as formas de tratamento, entenda o processo da vasectomia e como reverter este procedimento. Além de todo conteúdo sobre a infertilidade masculina e como tratar. Navegue pelo site e tire suas dúvidas!

Categorias
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?