Varicocele

Antes de responder a pergunta sobre a possibilidade de prevenir a varicocele, lembro você que já falei sobre essa doença em outros artigos aqui no blog. Essa doença provoca a dilatação nas veias testiculares, ou seja, são as famosas varizes nos testículos.

O diagnóstico da varicocele é através de exame clínico. Seu urologista de confiança faz a verificação se há presença dessas varizes na bolsa testicular. Entretanto, em caso de dúvidas no diagnóstico, o exame de Doppler colorido é solicitado.

É possível prevenir a varicocele?

Não. Infelizmente não é possível prevenir a doença da varicocele. Essa doença está associada a fatores hereditários, como uma predisposição ao desenvolvimento de varizes. Entretanto, é possível prevenir que a varicocele cause problemas à fertilidade masculina.

De maneira geral, a varicocele tende a surgir na época da adolescência, entre os 12 e 13 anos. Por isso, é importante que os pais mantenham o acompanhamento dos adolescentes junto ao urologista. Dessa forma, eles serão avaliados e, também, orientados quanto a sua sexualidade e cuidados contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Detecção precoce ajuda no combate a esterilidade

O acompanhamento da saúde reprodutiva dos adolescentes e também dos adultos, garante o diagnóstico de maneira precoce. Assim, é possível evitar grandes prejuízos para a função dos testículos, seja em relação aos espermatozoides ou ao tamanho destes órgãos.

A varicocele atinge a fertilidade masculina porque ela altera a temperatura testicular. Vou explicar: os testículos precisam se manter com a temperatura 2 e 3 graus abaixo da temperatura do corpo. A regulação da temperatura acontece de três maneiras distintas:

  • Através das veias saudáveis que resfriam o sangue que chega das artérias;
  • Pela bolsa testicular e da musculatura de dartos e cremáster, que mantém ou afasta os testículos do corpo,
  • E também pelas glândulas sudoríparas, que eliminam o calor através do suor.

Quando há presença de varizes nos testículos, essa dilatação nas veias não permite que a circulação sanguínea ocorra de maneira adequada. Isso compromete a produção e qualidade dos espermatozoides.

Lembrando que outros fatores também causam a infertilidade masculina: a obesidade, o tabagismo, a diabetes, sedentarismo, infecções testiculares e outras.

Tratamentos para varicocele

Existem 3 graus para a varicocele. No estágio I, não necessita tratamento ativo. Contudo, nos estágios II e III a indicação é que se realize o tratamento cirúrgico. Pois, quando a doença avança para estes níveis a fertilidade fica comprometida.

Gostou dessa informação? Então, acompanhe as próximas publicações aqui no blog e saiba mais sobre os cuidados com a saúde do seu sistema reprodutor. Além disso, não esqueça de manter um acompanhamento com seu urologista de confiança.

Categorias
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?