Os hormônios são substâncias químicas importantes para o funcionamento do corpo humano, sendo responsáveis por diversas funções, como o crescimento, a regulação do metabolismo e a produção de espermatozoides. Por isso, quando ocorrem desequilíbrios hormonais, podem surgir sintomas que afetam a qualidade de vida e a fertilidade masculina.
Desequilíbrios hormonais e a infertilidade masculina
Entre os distúrbios hormonais mais comuns que afetam a fertilidade masculina, destacam-se a deficiência de testosterona e a hiperprolactinemia. A deficiência de testosterona é uma condição em que o organismo produz menos do que o necessário desse hormônio, o que pode levar a sintomas como diminuição da libido, perda de massa muscular e fadiga. Além disso, a baixa produção de testosterona também pode prejudicar a produção de espermatozoides, afetando a fertilidade masculina.
Já a hiperprolactinemia caracteriza-se pelo aumento nos níveis do hormônio prolactina no organismo e pode ser causada por fatores como tumores na hipófise, uso de medicamentos ou estresse. Os sintomas incluem diminuição da libido, disfunção erétil, infertilidade e produção reduzida de espermatozoides.
Aliás, é importante destacar que outros desequilíbrios hormonais também podem afetar a fertilidade masculina, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, que afetam a tireoide e podem causar alterações na produção de espermatozoides.
Dr. Tiago
Mierzwa
– Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná
– Coordenador dos Serviços de Andrologia do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru
– Membro Professor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia
– Membro da Sociedade Brasileira de Urologia/ American Urological Association/ International Society for Sexual Medicine/ Sociedade LatinoAmericana de Medicina Sexual
– ABEMSS/ Confederación Americana de Urologia/ Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida
Fique atento aos sintomas
Os desequilíbrios hormonais em homens podem apresentar diversos sintomas, que variam de acordo com o tipo e a causa do problema. Entre os principais sintomas estão:
- Alterações na libido e no desempenho sexual;
- Diminuição da massa muscular e força;
- Aumento da gordura corporal;
- Queda de cabelo;
- Crescimento das mamas;
- Diminuição da barba e dos pelos no corpo;
- Alterações de humor e irritabilidade;
- Cansaço excessivo;
- Insônia, dentre outros.
Portanto, é importante procurar um médico urologista caso apresente alguns desses sintomas, para que possa ser feito o diagnóstico correto e iniciado o tratamento adequado.
Além disso, é fundamental buscar orientação médica especializada em caso de suspeita de desequilíbrios hormonais. Isso porque o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem contribuir para a melhora da fertilidade masculina e da qualidade de vida. É possível realizar exames de sangue para verificar os níveis hormonais e, a partir disso, definir assim o melhor tratamento para cada caso específico.