Curvatura Peniana Congênita

Algumas crianças já nascem com uma curvatura no pênis, essa condição afeta cerca de 1% da população masculina e geralmente só irão notar a deformidade durante a puberdade, devido a maior frequência das ereções e desenvolvimento peniano.

Se a curvatura tiver até 30° é considerado normal. Quando o ângulo é mais acentuado, pode futuramente trazer problemas durante as relações.

Esta condição se desenvolve porque um dos lados do pênis é maior ou mais elástico do que o outro, levando a um pênis torto quando ereto, curvando para o lado mais curto. A curvatura pode ser para o lado, para cima ou para baixo ou em alguns casos uma combinação desses dois tipos.

Em determinados casos, de acordo com o grau da curvatura, é necessário realizar a correção por meio de um procedimento cirúrgico, que apresenta excelentes resultados no longo prazo associado a baixo risco de complicações.

Dr. Tiago

Mierzwa

– Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná

– Coordenador dos Serviços de Andrologia do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru

– Membro Professor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia

– Membro da Sociedade Brasileira de Urologia/ American Urological Association/ International Society for Sexual Medicine/ Sociedade LatinoAmericana de Medicina Sexual

– ABEMSS/ Confederación Americana de Urologia/ Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida