Como garantir a chance de sucesso na reversão de vasectomia?

sucesso na reversão

A reversão de vasectomia é procurada por muitos homens. Cerca de 4 a 6% dos pacientes que fazem vasectomia manifestam novamente o desejo de ter filhos. Entretanto, muitos casais desconhecem a existência desse recurso. Além disso, as chances de sucesso na reversão de vasectomia dependem de alguns fatores.

Neste artigo, faremos uma breve explicação sobre a cirurgia de vasectomia e sua reversão, para então podermos analisar o que pode contribuir para o sucesso na reversão ou atrapalhá-lo.

Como acontece a gravidez natural?

Os testículos produzem os espermatozoides e os armazenam no epidídimo. Durante a relação sexual, os espermatozoides se deslocam do epidídimo até a próstata, pelos canais deferentes. Na próstata, eles se misturam ao sêmen, líquido produzido parte na próstata e parte nas vesículas seminais. Então, seguem pela uretra até o pênis e são ejaculados. O restante do processo acontece no organismo da mulher.

Para o assunto deste artigo, o que nos interessa é o trânsito dos espermatozoides pelos ductos deferentes. A cirurgia de vasectomia consiste no corte e fechamento desses ductos, impedindo, assim, a passagem dos espermatozoides. Eles ficam retidos e são reabsorvidos pelo organismo. Portanto, como você pode ver, o paciente que passou pela cirurgia de vasectomia não perde sua capacidade ejaculatória. Ele continua ejaculando, mas agora seu sêmen não contém espermatozoides.

O procedimento da vasectomia é rápido e simples, e dura em torno de 15 a 20 minutos. Já a reversão consiste em um procedimento muito mais delicado e, por isso, muito mais longo: de 2-3 horas.

O que acontece na cirurgia de reversão de vasectomia?

Na reversão de vasectomia, o médico cirurgião religa os ductos deferentes, que foram cortados na vasectomia. Veja bem: estamos falando de canais muito finos, com diâmetro medido em décimos de milímetro.

Com a ajuda do microscópio cirúrgico, o médico restaura a ligação dos canais. Dessa forma, os espermatozoides voltam a ter caminho livre até a próstata, onde se misturarão ao sêmen. Com esse procedimento, o homem pode recuperar a sua fertilidade. Mas as chances de sucesso na reversão de vasectomia variam. Vamos listar aqui apenas alguns fatores que influenciam muito. No entanto, para todos eles, consideramos a fertilidade da esposa do paciente.

  • Tempo decorrido entre a vasectomia e a sua reversão: de modo geral, quanto maior for esse período, menores são as chances de sucesso na reversão. Entretanto, com os atuais avanços da ciência nessa área, há relatos de êxito em reversões mesmo 25 anos após a vasectomia;
  • Tipo de técnica usada na vasectomia: técnicas que preservaram melhor os canais deferentes, sem grandes ressecções ou lesões extensas, favorecem a reconstrução;
  • A qualidade da cicatrização do paciente;
  • A produção normal de espermatozoides;
  • A experiência do Andrologista e sua habilidade na microcirurgia.

Então, se você fez a vasectomia e voltou a sentir o desejo de ter filhos, marque agora mesmo uma conversa com o seu andrologista de confiança e converse sobre as possibilidades de proceder com a reversão. Quanto mais cedo você procurar esse procedimento, maiores serão suas chances de sucesso.

Compartilhe esse post
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Categorias
 
Artigos mais recentes

Dr. Tiago

Mierzwa

– Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná

– Coordenador dos Serviços de Andrologia do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru

– Membro Professor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia

– Membro da Sociedade Brasileira de Urologia/ American Urological Association/ International Society for Sexual Medicine/ Sociedade LatinoAmericana de Medicina Sexual

– ABEMSS/ Confederación Americana de Urologia/ Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida