Diversas são as razões que levam os homens a fazer o procedimento da vasectomia. Mas hoje, apresento 5 razões para você, que está pensando na reversão, decidir por essa cirurgia. Sabe-se que vasectomia é um método de esterilização masculino, no qual os homens que não desejam mais ter filhos encontram a solução para essa necessidade. Contudo, da mesma forma que há diversas razões que levam os homens a optar pela vasectomia, há outras diversas razões que levam os homens a repensarem essa decisão.
Entretanto, muitas vezes, os homens deixam de procurar o atendimento do urologista por acreditarem que não é possível reverter a vasectomia. Em especial, aqueles que realizaram o procedimento há mais de dois anos. Nesse sentido, antes de fazer o procedimento de reversão de vasectomia, é necessário passar por alguns exames urológicos. Estes exames ajudam a estimar a taxa de sucesso. Além disso, a esposa deve ser fértil para que o casal possa ter filhos.
5 razões para você decidir pela reversão da vasectomia
1) O procedimento é seguro e devolve a fecundidade ao homem. Obviamente, o tempo decorrido entre a vasectomia e reversão interfere nas taxas de sucesso.
2) Falando em taxas de sucesso, de acordo com o Portal da Urologia, Como reverter a vasectomia? – Portal da Urologia – Público Geral homens que fizeram vasectomia em até três anos, possuem chance de 97% de sucesso na cirurgia de reversão. Já os homens que fizeram vasectomia com tempo igual ou superior a 15 anos, têm 71% de chance de sucesso na reversão.
3) Realiza-se a cirurgia com a utilização de microscópio, o que garante a excelência nos resultados.
4) A reversão da vasectomia não interfere no desempenho sexual.
5) Complicações após a reversão de vasectomia são extremamente raras.
São apenas 5 entre as muitas razões para você decidir pela reversão da vasectomia. Este procedimento é considerado de pequeno porte. Contudo, o tempo para reverter uma vasectomia é maior do que o tempo da cirurgia de vasectomia. Geralmente, a reversão da vasectomia leva entre três e quatro horas. Além disso, o paciente recebe alta no dia seguinte ao da cirurgia.
Voltando à fertilidade após a vasectomia
Como mencionado acima, a cirurgia da reversão da vasectomia tem altas taxas de sucesso. Entretanto, é necessário que a esposa também faça exames para verificar se há fertilidade feminina. Por isso, é importante que o casal tenha consciência que os dois precisam fazer exames preparatórios, também chamados de pré-operatórios.
Taxas de sucesso da reversão da vasectomia
De acordo com o Portal da Urologia, as taxas de sucesso do procedimento da reversão variam com o tempo da vasectomia. Veja alguns exemplos:
- em até três anos da vasectomia a taxa de sucesso da reversão é de 97%;
- entre três e oito anos da vasectomia, a taxa de sucesso da reversão é de 88%;
- de nove a 14 anos entre a vasectomia e reversão, a taxa de sucesso é de 79%;
- para 15 anos ou mais, a taxa de sucesso é de 71%;
Além disso, outros fatores que interferem no sucesso da reversão da vasectomia são a experiência do cirurgião e a técnica que será empregada na cirurgia. Por isso, é importante conhecer o médico que vai realizar a reversão, saber se está ligado à Sociedade Brasileira de Urologia e quantas cirurgias ele já realizou. Ficou com dúvidas? Leia mais sobre reversão de vasectomia aqui no site.