Exercícios e terapias como tratamento para disfunção erétil

Médico segurando uma seringa

Disfunção erétil é um problema comum entre homens de todas as idades. Estima-se que cerca de metade dos homens acima dos 40 anos apresentam algum grau de disfunção erétil. Mas a boa notícia é que existem diversas opções de tratamento, incluindo exercícios e terapias que podem tratar a disfunção erétil.

No entanto, antes de explorar as opções de tratamento, é importante entender a causa dessa condição. Embora possa ser causada por fatores psicológicos, como ansiedade e estresse, na maioria dos casos, a disfunção erétil é um sintoma de problemas de saúde física, como diabetes, doenças cardíacas e hipertensão.

Sendo assim, continue a leitura para conhecer os principais exercícios e terapias para tratar a disfunção erétil.

Exercícios de Kegel para disfunção erétil

É um tipo de exercício que envolve o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico. Esses músculos são responsáveis por ajudar a controlar a ereção e a ejaculação. Por isso, realizar esses exercícios regularmente pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para o pênis e, como resultado, melhorar a ereção. Para fazer os exercícios de Kegel, basta contrair os músculos do assoalho pélvico como se estivesse tentando segurar a urina por alguns segundos e depois soltar. Repita este exercício várias vezes por dia.

Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos, como caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar, podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e, consequentemente, a disfunção erétil. Esses exercícios ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo para o pênis, o que beneficia a ereção.

Por isso, recomenda-se realizar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada a intensa, cinco vezes por semana.

Terapias para a disfunção erétil

Terapia hormonal

A terapia hormonal é eficaz para a melhora da disfunção erétil em homens com baixos níveis de testosterona, que é o hormônio sexual masculino responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos e pela manutenção da função sexual. Isso porque ela pode ajudar a aumentar os níveis de testosterona, melhorando a disfunção erétil.

Terapia de injeção peniana

A terapia de injeção peniana envolve a injeção de medicamentos diretamente no pênis para melhorar a ereção. Esses medicamentos ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para o pênis, o que auxilia na ereção. Essa terapia é geralmente considerada um tratamento eficaz para homens com disfunção erétil.

Como fazer esses tratamentos?

Por fim, se você está enfrentando problemas de disfunção erétil, a primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com um médico. Desse modo, o médico irá avaliar a causa subjacente da disfunção erétil e indicar o tratamento mais apropriado. Em alguns casos, podem ser necessários exames complementares, como exames de sangue e imagem, para ajudar a diagnosticar a causa do problema.

Com o tratamento adequado e o cuidado com a saúde, é possível melhorar significativamente a função erétil e ter uma vida sexual satisfatória!

Compartilhe esse post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Categorias
 
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA

Dr. Tiago

Mierzwa

– Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná

– Coordenador dos Serviços de Andrologia do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru

– Membro Professor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia

– Membro da Sociedade Brasileira de Urologia/ American Urological Association/ International Society for Sexual Medicine/ Sociedade LatinoAmericana de Medicina Sexual

– ABEMSS/ Confederación Americana de Urologia/ Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida