Idade limite para a reversão de vasectomia: ela existe mesmo?

idade limite para a reversão

Imagine a seguinte situação: um homem faz a cirurgia de vasectomia. Tempos depois, ele volta a sentir o desejo de ter filhos de forma natural. Então, uma vez que a sua parceira seja fértil, ele opta pela reversão de vasectomia. É nesse momento que ele se depara com a seguinte pergunta: qual a idade limite para a reversão de vasectomia?

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre esse procedimento cada vez mais procurado pelos homens que resolvem ter mais filhos. Também, sobre suas dúvidas e anseios, suas possibilidades de realizar esse desejo, e alguns detalhes importantes que você precisa saber sobre isso. Portanto, aproveite a leitura!

Para entender a reversão

Em primeiro lugar, precisamos entender a vasectomia, que é o procedimento que torna o homem infértil. Ao contrário do que muitos pensam, não são todos que podem submeter-se a essa cirurgia. A lei 9.263/96 define alguns critérios, nos quais o homem deve enquadrar-se para ser elegível para o procedimento. Veja quais são eles:

  • idade mínima de 25 anos ou, no mínimo, 2 filhos vivos;
  • registro expresso em documento escrito e assinado;
  • prazo de 60 dias entre a manifestação do desejo e o ato cirúrgico em si.

A mesma lei ainda estabelece que, dentro desse prazo, o homem deve receber orientação sobre regulação da fecundidade. Isso inclui ser aconselhado por uma equipe multidisciplinar, visando a desencorajar a esterilização precoce. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que o candidato tenha estabilidade conjugal (se casado), e que haja comum acordo do casal e indicação psicológica e/ou social.

Embora a lei ofereça todo esse aparato, nenhum homem está livre de tomar a decisão pela cirurgia e resolver revertê-la depois. E a cirurgia de reversão de vasectomia devolverá ao homem a sua capacidade de gerar filhos, salvo se houver algum problema com ele. Saiba mais sobre esses possíveis problemas neste artigo. Falemos agora sobre a idade limite para a reversão.

Existe idade limite para a reversão?

O número de homens que consegue engravidar a sua parceira após a cirurgia de reversão de vasectomia é grande. Mas, diversos fatores influenciam nas taxas de sucesso. Sendo assim, um deles é o tempo decorrido entre a vasectomia e a sua reversão. Esse tempo afeta diretamente as probabilidades de gravidez. Veja a seguir:

  • vasectomia realizada há menos de 3 anos: 76% de chances de se obter uma gravidez;
  • vasectomia feita há mais de 3 anos e menos de 8 anos: chances de sucesso de 53%;
  • entre 9 e 14 anos, as chances são de 44%;
  • há mais de 15 anos, os índices de sucesso caem para 30%.

Além disso, outros fatores também têm influência nas suas possibilidades de obter uma gravidez: a qualidade de cicatrização do paciente, a preservação dos canais deferentes, produção testicular de espermatozoides, experiência do urologista e habilidade com a microcirurgia.

Enfim, como você pode ver, a idade do paciente não figura entre os fatores determinantes. Portanto, não existe idade limite para a reversão de vasectomia. Converse com o seu urologista sobre os seus anseios. Ele fará todo o possível para que você realize seu desejo de ter filhos.

Compartilhe esse post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Categorias
 
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA