Câncer de testículo: dos primeiros sintomas ao diagnóstico

O câncer de testículo ocorre quando as células cancerosas se desenvolvem em um ou ambos os testículos. Os testículos são as glândulas reprodutoras masculinas localizadas dentro do escroto. Essa região, por sua vez, é um saco de pele solta que contém os testículos e fica pendurado diretamente abaixo do pênis.

Agora que entendemos um pouco da anatomia do sistema reprodutor masculino, falemos sobre esse câncer, o tipo mais comum em jovens, principalmente devido aos maus hábitos de higiene. Além disso, é comum também nos atletas que sofreram algum tipo de trauma nos testículos. Existem dois tipos principais de tumores que podem se desenvolver: seminomas e não-seminomatosos. Outros tipos de câncer testicular podem surgir em cerca de 5% dos casos.

Principais sintomas de câncer de testículo

Para a maioria dos homens, o primeiro sintoma do câncer testicular é em forma de uma massa ou inchaço indolor na região escrotal. Alguns homens também sentem uma dor ou uma sensação de peso no baixo ventre, ou ao redor do ânus ou escroto. Portanto, veja os sintomas mais comuns:

  • dor no testículo;
  • presença de nódulos em um ou ambos os testículos;
  • um testículo mais duro que o outro;
  • diferença de tamanho entre os testículos;
  • sensibilidade na região.

Por isso, o homem deve fazer o autoexame durante o banho e verificar se há alterações nos testículos.

Diagnosticando o câncer testicular

Os homens que detectam um caroço no testículo devem consultar um médico o mais rápido possível. Dessa maneira, na suspeita de câncer testicular os exames solicitados são:

Ultrassom testicular: este é um exame de imagem que usa ondas sonoras para medir o tamanho e as características do testículo e da massa. Pode determinar se a massa está dentro ou fora do testículo e se contém fluido ou é uma massa sólida. Os cânceres testiculares são sólidos e começam dentro do testículo. Frequentemente, o ultrassom sugere fortemente o diagnóstico de câncer testicular.

Orquiectomia: remoção do testículo para análise

Estadiamento do câncer testicular: é usado para determinar se há disseminação (metástase) do câncer além do testículo:

  • O câncer testicular em estágio I é definido como câncer limitado apenas ao testículo;
  • O câncer testicular em estágio II se espalhou (ou melhor, metastizou) para os gânglios do corpo
  • O câncer testicular em estágio III se espalhou para outros órgãos.

Assim, quando o câncer se espalha para outros lugares do corpo, podem aparecer alguns sintomas como dores de cabeça ou confusão mental, dores na barriga ou das costas e falta de ar. Esses sintomas tendem a ser raros, mas em casos avançados eles costumam surgir. As causas para o aparecimento do câncer ainda são desconhecidas. Contudo,  existem alguns fatores de risco para que os homens desenvolvam câncer nos testículos:

  • quando um dos testículos não desceu;
  • ter entre 20 e 34 anos;
  • ser da raça caucasiana;
  • ter histórico familiar de câncer nos testículos.

Ficou com dúvidas? Então entre em contato com seu urologista e saiba mais sobre este tipo de câncer. Dessa forma, caso você tenha identificado alguma alteração nos testículos, procure o atendimento médico. Além disso, acompanhe as publicações aqui do blog e saiba como cuidar da saúde do seu aparelho reprodutor.

Compartilhe esse post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Categorias
 
Artigos mais recentes

AGENDE UMA CONSULTA