Você conhece a Reversão de Vasectomia?

Responda as perguntas abaixo:

Você pode recuperar a fertilidade!

Como ter filhos após a vasectomia?

Quem sou eu?

O Dr. Tiago Mierzwa, é médico especialista em Urologia e Andrologia – com atuação em Fertilidade Masculina e Medicina Sexual.

É referência e tem grande experiência em reversão de vasectomia pela técnica microcirurgica, que é a técnica mais moderna e com melhores resultados atualmente.

Além disso, possui larga experiência no tratamento de infertilidade masculina, visto que essa é uma condição multifatorial, algumas vezes, devemos realizar outros tratamentos juntamente com a reversão da vasectomia, alcançando assim o melhor resultado e auxiliando o casal em seu sonho da gravidez.

Realizou a residência de Urologia no Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba/PR. Seguido do aperfeiçoamento do fellowship em Andrologia no Projeto ALFA (Aliança de Laboratórios de Fertilização Assistida), em São Paulo. Após essa formação, passou um tempo nos Estados Unidos, realizando Observership em Andrologia na Rush University – Chicago – EUA, onde teve a oportunidade de aperfeiçoar o meu treinamento em Fertilidade masculina e Medicina Sexual com o que há de mais moderno atualmente, incluindo treinamentos em microcirurgia.

Nos últimos anos, continuou o aperfeiçoamento em andrologia, com foco no tratamento de infertilidade masculina e reversão microcirurgica de vasectomia. Realizou de treinamentos em Andrologia e microcirurgia nas cidades de Barcelona (Espanha) Miami, Chicago (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina) e São Paulo.

Além de continuar participando de cursos, eventos e treinamentos constantes nessa área, O Dr. Tiago Mierzwa é o coordenador de 2 dos maiores Serviços de Andrologia de Curitiba – Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru/ PUC PR, com alto volume de cirurgias para infertilidade, dentre elas a reversão microcirurgica de vasectomia.

Atualmente também é Andrologista na clínica Androlab, onde realiza procedimentos de maior complexidade na busca do tratamento de infertilidade masculina, ajudando diversos casais a terem filhos.

Com isso, não mede esforços para trazer o que há de melhor no mundo para seus pacientes, oferecendo tratamentos modernos, efetivos, de menor agressividade e mais assertivos para seus pacientes, visando sempre um tratamento de todas as condições associadas a infertilidade, de forma humanizada e individualizada para cada caso.

Atualmente, até 6% dos pacientes vasectomizados desejam fazer a reversão de vasectomia, geralmente decorrentes de novos relacionamentos. Porém, diferente da baixa complexidade da vasectomia, a sua reversão é um procedimento extremamente delicado, que necessita de técnicas microcirúrgicas e profissionais habilitados em microcirurgia, com matérias especiais e fios extremamente finos (mais finos que o fio de cabelo).

Como é feita?

É realizada com anestesia raquidiana e sedação, através de duas incisões com cerca de 3 a 4 cm em cada lado da bolsa escrotal, identifica-se as duas extremidades do ducto deferente (cortadas na vasectomia), posteriormente é realizado alguns testes para verificar se esses ductos estão pérvios, para só então, reconectá-los. Em caso mais complexos, onde o ducto esteja obstruído, é necessário a conexão do ducto proximal diretamente com o epidídimo. O procedimento dura cerca de 2 horas e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Todos podem realizar?

Sempre devemos avaliamos detalhadamente cada caso, obter as informações tanto no paciente quanto da parceira são importantes para prover os melhores resultados da reversão. É muito importante salientar, que as taxas de sucesso para a reversão microcirúrgica da vasectomia têm relação direta com o tempo de vasectomia, embora seja possível reconstruir ductos há mais de 15 anos de procedimento, intervalos menores de tempo tem melhores resultados.

Qual a taxa de sucesso?

Quando feita após curto da vasectomia, a reversão microcirúrgica tem uma chance de sucesso de mais de 90%, com uma chance de levar a gravidez acima de 70%. Mesmo após uma falha na reversão da vasectomia, é possível realizar uma nova tentativa, porém devido a diversos fatores, as segundas operações podem ser bem mais complexas e exigir mais tempo para sua realização, além de terem piores resultados quando comparados a primeira cirurgia feita adequadamente.

Quais os cuidados após reversão?

Assim como a cirurgia, os cuidados pós operatório são extremamente importantes para o sucesso do procedimento. Após a alta hospitalar, o paciente irá utilizar um suspensório de bolsa escrotal ou cueca justa, para dar suporte a região operada, realizará compressas de gelo local e fará uso de algumas medicações. A primeira semana é muito importante, onde deve ser feito repouso relativo. Após 30 dias pode retornar as atividades normais. Também nos primeiros 30 dias não deve ter relação sexual e nem ejaculação, pois os ductos ainda se encontram em período de cicatrização.

Como saber se deu certo?

Após 30 dias será realizado um espermograma, para avaliar a presença de espermatozoides no ejaculado, porém alguns casos o reaparecimento desses espermatozoides pode levar mais tempo, sendo necessário repetir mais algumas vezes.

Benefícios da reversão de vasectomia

A reversão da vasectomia é uma opção para homens que desejam ter filhos após a realização da vasectomia. O objetivo desse procedimento é restaurar a capacidade de um homem de conceber filhos. Aqui estão alguns dos benefícios da reversão de vasectomia:

  1. Possibilidade de ter filhos: A reversão da vasectomia é a principal razão para os homens optarem por esse procedimento. Ele oferece uma chance de ter filhos naturalmente, sem a necessidade de recorrer a outros métodos de reprodução assistida.

  2. Menor custo financeiro: A reversão da vasectomia é geralmente menos cara do que outras opções de reprodução assistida, como a fertilização in vitro.

  3. Menor complexidade: A reversão da vasectomia é um procedimento simples e menos invasivo do que outras opções de reprodução assistida.

  4. Maior sucesso: O sucesso da reversão da vasectomia depende de vários fatores, mas, em geral, a taxa de sucesso é alta, especialmente se a vasectomia foi realizada há pouco tempo.

No entanto, é importante lembrar que a reversão da vasectomia não é garantida para ser bem-sucedida. É importante conversar com seu médico sobre as suas chances de sucesso e sobre todos os riscos e benefícios do procedimento antes de tomar uma decisão. Além disso, é importante lembrar que a reversão da vasectomia não é uma opção para todos os homens, e que alguns podem precisar considerar outras opções de reprodução assistida.

Reversão de vasectomia, é possível?

Depoimentos

Anelize FERREIRA
Anelize FERREIRA
05/04/2024
Danilo Meschiari Corimbava
Danilo Meschiari Corimbava
05/04/2024
Mauro Pimentel
Mauro Pimentel
04/03/2024
Tadeu Montingelli
Tadeu Montingelli
04/03/2024
Antonio Gonzalez
Antonio Gonzalez
04/03/2024
Rennê Ferraz
Rennê Ferraz
04/03/2024
Doutor muito atencioso e explica muito bem tudo que vai fazer/ está fazendo , fiz uma cirurgia de varicocele e ficou top , recuperação rápida e já serviu pro propósito que queríamos (ter filhos) . Recomendo muito o atendimento do De. Thiago.
Paulo Cezar Paloschi
Paulo Cezar Paloschi
23/01/2024
Edivaldo Vieira Junior
Edivaldo Vieira Junior
22/01/2024
Excelente atendimento, muito atencioso, ótimo profissional!! Obrigado!!
Ailton L. Silva
Ailton L. Silva
18/01/2024
Dr. Tiago e sua equipe, são excelentes profissionais, recebi toda atenção possível no antes...durante e pós procedimentos cirúrgico. Nota 10! 5 estrelas sempre!
Mauricio Pavão
Mauricio Pavão
14/01/2024

Como me encontrar?

Contato e localização

Urocentro
Rua Portugal 307, São Francisco, 1º Andar, Curitiba – PR
Telefone: (41) 3074 7496
WhatsApp: (41) 99940-7496

Laranjeiras do Sul – Centro Médico Hospitalar São Lucas
Rua Diogo Pinto, 1145, Laranjeiras do Sul – PR
Telefone: (42) 3635.1384
WhatsApp: (42) 98416.3519

Dr. Tiago Mierzwa | Urologia e Andrologia | CRM-PR 32299 – RQE 24845

Site orgulhosamente desenvolvido por: