ANDROLOGIA
Veja nossos principais procedimentos
A andrologia é a área da urologia que trata do sistema reprodutor e sexual masculino. Comparando com o universo da saúde feminina, o andrologista é semelhante ao ginecologista, mas poucos o conhecem.
No Brasil, segundo o Portal da Urologia, em torno de 16 milhões de indivíduos apresentam alguma disfunção sexual. Além do desconforto e angústia que geralmente os acompanham, distúrbios sexuais podem ser sintomas de problemas mais graves, como infertilidade e doenças da próstata. Mas, infelizmente, os homens ainda relutam em procurar ajuda nessa área. Portanto, é importante saber que existe um médico especialista para tratar destas questões e isso deve ser para o homem, um incentivo para procurar auxílio médico.
A andrologia é, de fato, uma especialidade focada unicamente no homem, enquanto a urologia trata também as mulheres. Disfunção erétil, distúrbios na ejaculação, problemas com a fertilidade, queda de libido ou outras patologias relacionadas ao sistema reprodutor e sexual masculino são as áreas de atenção da andrologia.
A disfunção erétil costuma afetar homens acima dos 40 anos, e pode estar associada a fatores sexuais (como doenças do sistema urinário e reprodutor) e não sexuais (como depressão). A ejaculação precoce atinge de 20 a 30% dos homens em algum momento da vida. E a infertilidade acomete 40% dos homens. Todos esses problemas são tratados pela andrologia.
Dr. Tiago
Mierzwa
– Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná
– Coordenador dos Serviços de Andrologia do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru
– Membro Professor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia
– Membro da Sociedade Brasileira de Urologia/ American Urological Association/ International Society for Sexual Medicine/ Sociedade LatinoAmericana de Medicina Sexual
– ABEMSS/ Confederación Americana de Urologia/ Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida